2019, ano de celebrar o cinema

Há mais de um século que o cinema inspira várias gerações de apaixonados por esta que é considerada a sétima arte. O Dia do Cinema, celebrado mundialmente a 5 de novembro, é o pretexto ideal para olhar para o ano de 2019 como grande ano de cinema que foi e será até ao seu último dia, com estreias únicas no grande ecrã. E para te convidar a visitar o Cineplace mais próximo para não perderes os grandes filmes que temos em exibição!

O cinema é considerado uma arte verdadeiramente mágica, por fazer rir e chorar, por nos inspirar a seguir os seus ensinamentos, por nos ajudar a abstrair da realidade ou a encontrar um mundo imaginário que nos fascine. Ainda que a forma de fazer e ver cinema se esteja a transformar, nas últimas décadas, com toda a tecnologia que lhe está associada, a sensação de estar numa sala de cinema a viver uma experiência única mantém-se bem viva.

2019 foi um excelente ano para nos relembrar que não existe um momento tão especial para ver um filme como numa ida ao cinema. Ano de estreias e remakes da Disney, com a sequela Toy Story 4, o regresso em live action de Dumbo, Alladin e O Rei Leão – este último atualmente no top como filme mais visto do ano em Portugal, com mais de um milhão de espectadores! A Disney continua a fascinar crianças e adultos com as suas histórias humanas e intemporais e conquistou, mais uma vez, este top de espectadores que tanto lhe são fiéis.

Mas nem só de animação e live action se tem feito 2019. Os filmes de super-heróis continuam também a ser dos mais procurados por famílias e aficionados pelas histórias da Marvel e da DC, que são quase sempre grandes sucessos de bilheteira. Este ano destacam-se Vingadores: Endgame, o fim de uma longa saga dos Avengers, que fez cerca de 670 mil espectadores durante o seu tempo de exibição. Também Capitão Marvel e Homem Aranha: Longe de Casa mostraram como o ano pertence aos super-heróis no cinema.

Variações

O cinema português deu novas e boas cartadas em 2019, com duas estreias que, por motivos diferentes, deram muito que falar e mostraram ao público que se podem fazer bons filmes no nosso país. Variações, em torno da vida de António Variações, é já o quinto filme português mais visto dos últimos 15 anos e o 11º no ranking total do ano, com mais de 275 mil espectadores. Já A Herdade não chegou aos 3 mil espectadores mas a sua qualidade cinematográfica levou-o a festivais internacionais de cinema e pode valer-lhe uma nomeação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O último trimestre do ano está a ser igualmente forte em termos de estreias, com Joker a conquistar um surpreendente número de espectadores – é já o terceiro filme mais visto do ano, com mais de 640 mil espectadores, e ainda está em exibição – e Maléfica: Mestre do Mal a estrear para ser visto em família nos fins-de-semana de inverno que se avizinham. Também em Novembro teremos o regresso de uma história já conhecida no mundo do cinema, Os Anjos de Charlie, desta vez num remake com realização de Elizabeth Banks.

filme Joker, com Joaquin Phoenix

Mas o ano ainda está longe de acabar no que respeita ao bom cinema. Vêm aí duas estreias muito aguardadas durante todo o ano, para públicos diferentes mas igualmente aficionados. Frozen II: O Reino do Gelo prepara-se para, a partir de 21 de novembro, levar às salas de todo o país muitos pais e filhos. É a sequela do filme de 2013 e promete ser o filme de Natal ideal para ver em família durante as férias.

Por outro lado, Star Wars: A Ascensão de Skywalker marca o regresso desta saga já tão conhecida dos fãs de cinema e que continua a movimentar gerações e gerações. Estreia a 19 de dezembro para tornar o Natal de todos ainda mais especial e concluir a história de forma inesquecível.

Todos estes filmes e momentos únicos entre amigos ou família mostram como o cinema continua a fascinar-nos. No Cineplace adoramos que venhas viver connosco o cinema. Encontra a sala mais próxima de ti e vem ver os teus filmes favoritos na nossa companhia!