Variações: homenagem aos sonhadores

O filme biográfico sobre António Variações estreia em agosto como homenagem ao cantor e o legado que deixou à música portuguesa após o seu desaparecimento precoce. Variações está nos cinemas nacionais a partir de dia 22 de agosto, no que é um dos filmes portugueses mais aguardardos do ano.

Variações é uma palavra que sugere elasticidade, liberdade. E é exactamente isso que eu sou e que faço no campo da música. Aquilo que canto é heterogéneo. Não quero enveredar por um estilo. Não sou limitado. Tenho a preocupação de fazer coisas de vários estilos“. As palavras são do próprio, em entrevista, e espelham bem a sua personalidade enquanto músico que também o filme de João Maia pretende explorar.

Músicas como Canção de Engate, Estou Além ou Dar & Receber celebrizaram-no, sobretudo após a morte, pois o seu curto sucesso foi interrompido por uma broncopneumonia fatal, que se especula ser derivada do vírus HIV. Algumas das suas canções tornaram-se mais conhecidas após o projeto Humanos, que recuperou algumas gravações caseiras de Variações para dar a conhecer novas músicas ao público.

O filme retrata a sua vida desde que ainda era apenas António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. A sua transformação em António Variações, artista excêntrico e popular, é mostrada até ao momento da sua morte, em 1984, com apenas 39 anos.

É, para a equipa responsável pelo filme, uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos, aspirando transformar as suas vidas, à semelhança de Variações. Variações é protagonizado por Sérgio Praia, que canta todas as canções, inclusive as sessões de composição e gravação em cassetes. Tem interpretado a personagem também fora do filme, numa série de concertos de promoção do filme e homenagem ao cantor.

Do elenco principal fazem ainda parte Filipe Duarte, no papel de Fernando Ataide, e Victória Guerra, no papel de Rosa Maria. Os atores José Raposo, Tomás Alves, Teresa Madruga, Madalena Brandão e Augusto Madeira entram igualmente no filme. Para além de realizador, João Maia escreveu também o argumento de Variações, que conta com a produção de Fernando Vendrell e da David & Golias.

Variações tem estreia marcada para dia 22 nos cinemas Cineplace. Vamos viver o cinema juntos?