A Ascensão de Skywalker em Star Wars

Star Wars: A Ascensão de Skywalker (também conhecido como Star Wars: Episódio IX – The Rise of Skywalker) é um filme que faz parte de uma saga mundialmente conhecida e apreciada por todos.

Diz-se que é o último da saga Skywalker, de nove partes, que começou há mais de 40 anos com o lançamento de Star Wars: A New Hope. Dirigido por J. J. Abrams e co-escrito por ele e por Chris Terrio, vai ser lançado a 19 de dezembro e conclui a terceira parte da trilogia de sequências de Guerra nas Estrelas, seguindo The Force Awakens (2015) e The Last Jedi (2017).

Os remanescentes da Resistência enfrentam a Primeira Ordem pela última vez. O nome distinto “Skywalker” é indicação mais clara de uma direção que sugere a homenagem à linhagem principal de personagens integrante da saga. Este nome sugere várias possibilidades, sendo a mais óbvia Rey, a última a continuar o legado dos Jedi e a primeira de uma nova geração. Mas poderá ser ela uma Skywalker?

Outra possibilidade clara é Ben Solo, conhecido como Kylo Ren, filho de Han e Leia, que rejeitou o seu legado Jedi e abraçou os caminhos do seu avô Darth Vader. Este filme poderá resgatá-lo e levá-lo a adotar o nome Skywalker, deixando o seu passado para trás.

Leia também é uma hipótese visto ser o último membro vivo conhecido da linhagem Skywalker, apesar de nunca ter realmente adotado esse nome. A atriz Carrie Fisher, que interpreta esta personagem e faleceu em 2016, volta a surgir no filme em imagens de arquivo anteriormente gravadas.

Por fim, a família como um todo teve um grande impacto no destino da galáxia, tanto para o bem como para o mal, e o nome do filme pode referir-se ao clã inteiro indicando o fecho do seu capítulo. Percebemos assim que este último filme carrega múltiplos significados que tocam em vários pontos e simbolismos da saga.

O filme é protagonizado por um elenco de luxo, constituído por Carrie Fisher, Mark Hamill, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o ou Keri Russell.

“A saga vai acabar. A história vive para sempre”. Por isso, na Cineplace, teremos uma sessão especial de pré-estreia a 18 de dezembro em todos os cinemas, para os maiores fãs. No AlgarveShopping, a Cineplace vai ainda passar no dia 18 uma maratona com os últimos três filmes da saga, incluindo este novo. O filme já está em pré-venda nos cinemas, pelo que também podes já agarrar o teu bilhete para a estreia. Vamos viver cinema juntos?