Há quem diga que as histórias dos vilões são bem mais interessantes que as dos heróis. Joker chegou para provar isso mesmo. O novo filme de Todd Phillips estreia a 3 de outubro em Portugal, pronto para conquistar o nosso país como tem feito um pouco por todo o mundo.
Depois de uma ovação de oito minutos no Festival de Veneza, Joker acabou mesmo por levar para casa o Leão de Ouro de Melhor Filme em competição oficial. Joaquin Phoenix, que protagoniza o filme, foi igualmente elogiado pela crítica e apontado como eventual candidato ao Oscar de Melhor Ator. A banda sonora, composta por Hildur Guðnadóttir, também foi distinguida em Veneza.
Joker é Arthur Fleck, um homem desdenhado pela sociedade, que se sente sozinho na multidão e procura conectar-se com alguém. Caminha pelas ruas poluídas de Gotham, hostil e grafitada, repleta de divisões. Ele próprio usa duas máscaras: no dia-a-dia trabalha como palhaço, mas é o disfarce invisível de pessoa que tenta sentir que pertence ao mundo à sua volta que mais o mascara. Sente-se incompreendido na realidade, constantemente deitado abaixo pela vida.
Arthur não tem pai e a sua mãe e melhor amiga é uma mulher frágil, que apelidou de Happy (Feliz) para não esconder a mágoa que sente. O desajuste face à sociedade, aos colegas palhaços no trabalho, aos adolescentes que o intimidam nas ruas ou aos “engravatados” que o insultam faz-se cada vez mais sentir e começa a construir-se assim uma personagem com uma grande necessidade de atenção e vingança.
Joker, vulgarmente conhecido por ser o maior vilão das histórias do Batman, da DC Comics, ganha aqui um destaque que ainda não tinha tido no grande ecrã. É o primeiro filme que se foca exclusivamente na construção da sua personalidade e o trata como personagem principal. Joaquin Phoenix veste a pele deste homem estranho e perturbado que não olha a meios para atingir os seus fins.
O filme é realizado por Todd Phillips – a saga A Ressaca (2009, 2011 e 2013) -, e conta ainda com Zazie Beetz e Robert De Niro nos papéis principais. No Cineplace poderás vê-lo a partir de quinta-feira, dia 3 de outubro. Os bilhetes já estão em pré-venda no teu Cineplace favorito. Vamos viver o cinema juntos?