Os mais distraídos não saberão que “Inner Ghosts — Fantasmas Interiores”, em exibição nas salas Cineplace, é um filme português, realizado por Paulo Leite e já com várias menções em festivais de cinema na Alemanha, África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Holanda, México ou Peru.
Em 2018, já havia estado em competição pelo prémio de Melhor Longa de Terror Europeia/Melié d´Argent, após ter sido seleccionado pelo Motelx, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. E é, claro, de terror que falamos quando o assunto é Inner Ghosts — Fantasmas Interiores.
A protagonista, que no filme responde por Helen, é uma cientista com um passado atribulado: sem spoilers, podemos adiantar que perdeu a filha de 15 anos em circunstâncias estranhas, dado forte o suficiente para o enredo do filme.
Helen, como cientista, desenvolve uma terapia para doenças degenerativas do cérebro como o Alzheimer. Até aqui, tudo bem. O problema tem que ver com os seus métodos, pouco ortodoxos: os testes são feitos em fantasmas através da experiência que adquiriu no passado como médium.
O elenco traz-nos actores de várias latitudes: Patrícia Godinho, Amanda Booth, Celia Williams, Iris Cayate e Norman Maccallum.
Inner Ghosts — Fantasmas Interiores é a prova que o cinema nacional e, em particular, na área do terror, vai bem. E está em exibição na Cineplace. Vivemos o Cinema Juntos?