Dor e Glória é o novo filme de Pedro Almodóvar, com estreia marcada para dia 5 de setembro nos cinemas Cineplace. O filme conta com Antonio Banderas e Penélope Cruz, atores já icónicos do cineasta espanhol, nos papéis principais, num drama sobre um realizador em reflexão sobre as escolhas que tomou ao longo da vida.
Três anos depois de Julieta (2016), o seu último filme, Almodóvar regressa à sua forma peculiar de contar as histórias com a dose certa de drama e humor. Dolor Y Gloria (título original em espanhol) narra uma série de reencontros de Salvador Mallo, um veterano realizador de cinema em declínio.
Alguns são reencontros reais, outro são lembranças do passado: a infância nos anos 60, com a emigração para Paterna, uma cidade em Valência, em busca de prosperidade; o primeiro desejo e o seu primeiro amor adulto; e a ruptura do mesmo quando já em Madrid, nos anos 80. Escreve como terapia para esquecer e filma como forma de descoberta, e deixa de o fazer ao aperceber-se do vazio que o preenche.
Dor e Glória é um filme sobre a criação, a dificuldade de separá-la da vida e das paixões que lhe dão sentido e esperança. Ao procurar recuperar o seu passado, Salvador encontra a urgente necessidade de narrá-lo e, nessa necessidade, encontra também a sua salvação.
Para além de Banderas e Penélope, destacam-se também no elenco os atores Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia, Nora Navas, Julieta Serrano, César Vicente e Asier Flores, representando as personagens nas várias épocas das suas vidas que são retratadas no filme.
Há mais de 40 anos que Almodóvar realiza filmes e conquista públicos internacionais, com títulos como Volver, Tudo Sobre a Minha Mãe, Má Educação, Fala com Ela (Melhor Argumento Original nos Oscars de 2003), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos como alguns dos seus filmes mais celebrados. Em 2019 regressa ao grande ecrã com mais um drama escrito e realizado à sua maneira.
Dor e Glória estreia no início de setembro nas salas Cineplace. Vamos viver o cinema juntos?